LEMBRETE

quinta-feira, 1 de maio de 2008

HISTÓRIA DE JACIARA.


HISTÓRIA DE JACIARA

Jaciara já foi habitada pelos índios Bororós, que foram os primeiros nativos da região e há alguns anos por habitantes desconhecidos marcados somente por inscrições rupestres encontradas em grutas do município.


Em 1877 chegaram os primeiros colonizadores da região, que de forma lenta e precária fizeram com que o lugar permanecesse do mesmo jeito até 1947.


Após 1947, alguns empresários da época adquiriram algumas terras do governo a fim de colonizar a região. Assim surge a CIPA- Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda. Os primeiros colonos chegaram em 1949 e fizeram grandes lavouras. A partir daí foram chegando outros colonos formando vários outros núcleos colonizadores.


Em 1950, é elaborado o projeto de urbanização da região que daria origem à cidade de Jaciara. Em 1953, o distrito de Jaciara é criado pertencendo ao município de Cuiabá e em 1958 o distrito foi elevado a município pelo Governador João Ponce de Arruda.


A região recebeu esse nome de uma extração da obra do escritor Humberto de Campos onde foi encontrada a Lenda da Índia Jaciara, a Senhora da Lua no texto Vitória Régia.

2 comentários:

Unknown disse...

De fato, professor apreciamos muito a pesquisa realizada para apresentação do município de Jaciara que tbém faz parte do nosso Polo de atendimento.
Bastante oportuno vossa pesquisa e homenagem ao município que teremos uma agenda de Formação neste sábado 03/05/2008.
Luciane Aporta
Diretora
CEFAPRO
Rondonópolis/MT

Unknown disse...

Ainda que se não for solicitar muito gostei da iniciativa e para os outros 16 municípios poderiamos realizar a mesma pesquisa e apresentar todos os municípios, blz! Gostei da idéia